sexta-feira, 10 de março de 2017

Hidratação cutânea uma visão geral


Uma das funções da pele é a proteção do meio interno contra as agressões externas. Nosso organismo é formado por aproximadamente 70% de água e a perda de parte dessa água pode colocar a integridade orgânica em risco. A epiderme, através de sua hidratação natural impede que os líquidos corpóreos se percam; essa hidratação ocorre pelos seguintes fatores:




  • Degradação dos ceratinócitos, onde o material lipídico é depositado no interior da queratina da camada córnea e entre elas, formando o fator natural de hidratação (NMF). Essa substância funciona como barreira, impedindo a entrada e saída de substâncias.
  • Formação do manto hidrolipidico pelo produto das glândulas sebáceas e sudoríparas, que é depositado na superfície da pele e, em condições controladas, comporta-se como um verdadeiro cosmético emulsionado.


Fatores que comprometem a hidratação da pele


  • Condições climáticas - O clima frio, o vento e regiões com baixa umidade do ar tendem a deixar a pele mais seca.
  • Fatores ambientais - poluição, ar condicionado e ventilador, prejudicam a hidratação, requerendo uma higiene adequada e o uso de ativos que promovam hidratação de superfície e impeçam a perda da água.
  • Fatores hormonais - como na menopausa, que interferem na produção das glândulas sebáceas, prejudicando a formação do manto hidrolipídico.
  • Pouca ingestão de água - prejudica a constituição hídrica da derme e da epiderme. é na derme que os fibroblastos produzem as proteínas fibrosas, como: proteoglicanos, colágeno, elastina e uma substância gelatinosa que preenche todos os espaços intersticiais, os glicosaminoglicanos, que possuem grande capacidade de reter água em suas estruturas. A baixa ingesta hídrica afina a derme, e consequentemente irá prejudicar a epiderme, uma vez que esta recebe nutrição através da derme.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

About