sexta-feira, 10 de março de 2017

Eficácia cosmética do colágeno


Com a busca pela juventude, cosméticos com propostas milagrosas tem surgido no mercado, e um dos componentes mais utilizados nas formulações é o colágeno, mais até que ponto essa substância tem realmente um efeito tensor e rejuvenescedor?


Primeiramente é importante entender o que é colágeno e qual sua função no organismo.
Colágeno é o nome dado à uma família deproteínas estruturais encontradas em diversas partes do organismo como na pele, osso, cartilagem, músculo liso e na lâmina basal.
Ele é sintetizado intracelularmente em células específicas como os fibroblastos, condroblastos e osteoblastos, após a síntese ele é transportado para fora onde recebe a ação de enzimas, e adquire sua estrutura em tripla hélice. Durante o processo de formação do colágeno a vitamina C possui papel importante. Sendo que a deficiência dessa vitamina leva ao escorbuto, uma doença relacionada a problemas na síntese do colágeno, causando hemorragia.
O esquema abaixo resume a síntese do colágeno:



Como podemos ver o colágeno é uma proteína com funções específicas em vários tecidos do corpo humano, e para a formação dessa proteína ela necessita de aminoácidos, que são disponibilizados no organismo pela ingestão de alimentos proteicos, as proteínas ingeridas são "quebradas" disponibilizando os aminoácidos para a formação de novas estruturas proteicas.
Porem as proteinas são sintetizadas quando necessárias, para substituir outras ou em caso de lesões, em qualquer região do corpo.

O colágeno então é uma proteína formada por uma cadeia de aminoácidos o que faz dele uma molécula grande e complexa, a epiderme por sua vez não permite a passagem de grandes moléculas por ela, por questão de proteção, portanto o colágeno usado nas formulações cosméticas não conseguem ultrapassar a barreira transepidérmica, funcionando apenas como hidratante de superfície, não tendo ação na produção de novo colágeno na pele.

A ingestão de colágeno por sua vez também não garante sua eficácia, pois os aminoácidos do colágeno ingerido poderão ser utilizados na formação de proteínas que sejam requisitadas pelo orgânismo, não necessariamente o da pele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About